Estratégias dos líderes seniores para criar culturas corporativas bem-sucedidas
Insights e resultados de uma pesquisa sobre a importância da cultura organizacional e como os líderes seniores a influenciam
Por Dale Carnegie & Associates
A criação de uma cultura corporativa forte pode determinar o sucesso ou o fracasso de uma empresa. No entanto, implementar essa cultura pode ser mais desafiador do que se imagina. A cultura corporativa vai além dos preceitos estabelecidos em conversas ou das declarações de missão, visão e valores. Ela está enraizada nos pensamentos compartilhados que impulsionam as ações e atitudes dos colaboradores. Essa complexidade torna difícil estabelecer uma nova mentalidade em determinados ambientes de trabalho.
Uma pesquisa realizada pela Dale Carnegie & Associates procurou entender como os líderes seniores lidam com essa questão e suas percepções sobre a cultura organizacional de suas empresas. Eles também foram questionados sobre como suas atitudes reforçam e influenciam a construção de organizações fortes.
Neste artigo, destacaremos os principais resultados e insights obtidos nesse estudo. Antes disso, vamos abordar se é realmente possível criar uma cultura corporativa bem-sucedida. Vamos explorar essa questão em detalhes.
É possível criar uma cultura corporativa bem-sucedida? Embora seja um desafio maior em empresas com dinâmicas organizacionais consolidadas, criar uma cultura corporativa forte e bem-sucedida não é impossível, apenas requer trabalho árduo.
Como mencionado anteriormente, a cultura é disseminada todos os dias em todas as interações dentro da empresa. No entanto, mesmo sendo um “pacto invisível”, pesquisas mostram que funcionários de diferentes áreas da organização têm visões diferentes do que a cultura realmente significa.
Portanto, para fortalecer ou redirecionar os valores da empresa, é necessário realizar uma mudança profunda na mentalidade. Embora pareça uma tarefa difícil monitorar o comportamento de todos, os grandes líderes se destacam por mudarem sua própria postura. Eles entendem que suas atitudes são os principais impulsionadores da cultura corporativa e concentram seus esforços em se tornarem exemplos para os demais. Eles compreendem que a cultura é construída a partir das interações humanas e investem diariamente em pequenas ações de longo prazo.
Portanto, se você deseja estabelecer uma cultura corporativa de sucesso em sua empresa, comece definindo suas metas: quais ações você deseja reforçar? Há algo que você gostaria de modificar? Quais são seus objetivos?
Os líderes seniores entrevistados na pesquisa da Dale Carnegie & Associates certamente tiveram que responder a essas perguntas antes de colher os resultados apresentados.
Transformando atitudes e ações: como os líderes seniores criam culturas corporativas bem-sucedidas
A pesquisa foi realizada com 600 líderes seniores de 4 países. Além de analisar os dados de todos os participantes, um subgrupo se destacou: os “Campeões de Cultura” (CCs), representando 21% dos líderes seniores que consideram sua cultura corporativa excelente. Esse subgrupo também teve seus resultados financeiros, taxa de rotatividade e pontuação de engajamento dos colaboradores avaliados.
Inicialmente, o estudo perguntou a todos os participantes quais desafios eles consideravam para a implementação de uma cultura corporativa forte. Os resultados mostraram diferenças entre os CCs e os demais gestores:
- Transparência no local de trabalho: um desafio para 44% dos Campeões de Cultura e para 27% dos outros gestores.
- Pressão por produtividade: apenas 46% dos líderes CCs consideram isso um entrave, contra 50% do outro grupo.
- Rotatividade de colaboradores: representa uma dificuldade para 40% dos CCs e 42% dos demais líderes.
Também foram analisadas as atitudes adotadas pelos entrevistados para promover a cultura corporativa, revelando diferenças significativas entre os líderes seniores Campeões de Cultura e os demais gestores. Uma diferença importante foi observada quando questionados se eles acreditavam que a cultura corporativa poderia impactar o desempenho financeiro. Enquanto 92% dos CCs concordavam com a importância desse impacto, apenas 58% dos demais líderes compartilhavam da mesma opinião.
Em seguida, os líderes foram questionados sobre o impacto da cultura organizacional no engajamento dos colaboradores. Mais uma vez, houve uma grande discrepância entre os dois grupos: apenas 2% do grupo de alta performance considerou que a cultura tinha um impacto leve, moderado ou nulo, enquanto 28% dos outros líderes compartilharam essa opinião. Por fim, quando perguntados se acreditavam que havia uma conexão entre a motivação dos funcionários e os resultados financeiros, 92% dos Campeões de Cultura responderam afirmativamente.
Treinamento: uma ferramenta importante para criar uma cultura corporativa forte
Quanto aos esforços relacionados ao engajamento dos colaboradores, houve mais semelhanças do que diferenças entre os dois grupos de organizações. De acordo com todos os líderes seniores entrevistados, as três principais iniciativas que as empresas estão adotando para melhorar sua cultura são:
- Fornecer treinamento de desenvolvimento (43%).
- Melhorar as condições de trabalho (37%).
- Criar caminhos claros para o progresso na carreira (30%).